domingo, 10 de julho de 2011

Divas?

Eu estava devendo esse post a mim mesma... porque assim, sempre que música é assunto, principalmente com vocais femininos, as pessoas perguntam quem é melhor: Céline Dion, Mariah Carey ou Whitney Houston?

Sempre pensei que não tem melhor. Cada uma tem seu estilo. A Whitney Houston é uma desgraçada cantora que adora fazer firula e subir tons aleatórios nas músicas. A Mariah Carey e seus whistles que atingem umas notas muito doidas, tipo um G#7 em "Emotions" (quem conhece um pouquinho de música sabe o quão alto pode ser) A Céline Dion tem uma voz potente que impõe respeito e parece que nem abre a boca e sai som (parece fácil), soa natural.

Cada uma tem seus clássicos. Whitney e "I Will Always Love You" e "I Have Nothing", Mariah e "Hero" e "Without You", Céline e "My Heart Will Go On" e "Because You Loved Me". Não é a toa que são consideradas como O trio. Céline, Mariah E Whitney, sem OU.

Só que aí eu tenho que dar a minha opinião, dizer quem eu prefiro. É tão fácil dizer quem eu prefiro, que só vou dar a dica de que ela é canadense (só falta pensarem na Alanis Morissette!).

Esse post nem é pra falar da Céline Dion (ops!). É para colocar o meu top 3, e por incrível que pareça, nem Mariah e nem Whitney está nele. Fuçando no YouTube esses dias, deparei-me com um vídeo super inusitado de "La Solitudine". Cantando: Laura Pausini e Lara Fabian.

Vejamos... Laura Pausini, italiana, mais de 40 milhões de discos vendidos, quase mais famosa que o Pavarotti... acho que dá pra saber quem é, né? Agora... Lara Fabian? Quem diachos é Lara Fabian? Apresento a todos a mulher da música "Love By Grace". Ainda não sabe quem é? Poxa... (http://www.youtube.com/watch?v=7xScAoQzDm8&feature=fvst -- Se não conhecer depois dessa se mata!) Também teve uma na novela "O Clone", mas enfim, ela é belga (tudo da Bélgica é melhor!!!) e canta a maior parte de suas músicas em francês...

Talvez não fique claro o alcance vocal de nenhuma das duas... Mas eu sempre admirei a força vocal, a sensação desurpresa que existe na voz da Laura. Não sei, é uma mistura aleatória muito agradável de graves e agudos combinada com uma voz suave... Goosegumps every time!

Já a Lara veio de outro mundo. Primeiramente porque ela é estranha. Não digo que seja feia, mas também não é bonita... sei lá, étrange! E depois porque eu não me conformo com as notas que ela consegue chegar. "Love By Grace" é um excelente exemplo disso, porque a música começa razoavelmente alta e ela ainda sobe mais, transmitindo uma tranquilidade enorme e, por increça que parível, S-E-M F-A-L-S-E-T-E-!-!-! Ela sobe, modula, respira, faz vibrato, run... e eu quero é chorar de tão emocionada/bestificada!

Daí, meu top 3:

Céline Dion (toujours la diva) - I surrender



Lara Fabian (doucement magnifique) - Si tu m'aimes, J'y crois encore, Je t'aime, Aimer déjà



Laura Pausini (mi dispiace, amore mio) - Tra te e il mare

Nenhum comentário:

Postar um comentário